5 de fevereiro de 2009

Alimentos que fazem sorrir


Pode ler-se na revista Gingko (http://www.gingko.pt/) um artigo interessante sobre alimentos que proporcionam uma sensação de bem-estar e nos fazem ser mais optimistas. Aqui vão sete propostas:


A banana contém vitamina B6, um nutriente que favorece a respiração das células e, através de uma série de mecanismos, influencia o nosso estado de espírito. Os legumes crus, especialmente os verdes, com os seus folatos, ajudam a enxotar a fadiga, apatia ou insónias. O salmão, rico em vitamina D (assim como outros peixes gordos como a sardinha e o atum) é importante para a nossa resposta imunitária e para evitar o stress.

Quanto ao salmão (que eu adoro) quero partilhar um segredo: o Pingo Doce vende, por vezes, rabos de salmão fresco, grandes rabos suculentos. o Pingalho deve considerar que estes deliciosos rabinhos são produtos de segunda categoria porque os vende mais baratos que as postas e sem direito a serem "amanhados", tadinhos. Ou seja, há que os escamar em casa. Mas digo-vos, vale a pena o trabalho porque são um verdadeiro petisco. Feitos no forno, apenas com sal, alho e azeite, ou acrescentando ervas aromáticas ou pimentão doce ou cebola em gomos ou sumo de limão, para ir variando, ficam um mimo!

O chá, estimulante graças à acção da teína, facilita a metabolização de gorduras e ajuda a prevenir estados de fadiga (para quem não é um excepcional apreciador, recomendo chá de maça e canela... fica uma aroma na casa muito apetitoso!). O cereais integrais (comi há dias, pela primeira vez, pão integral feito em casa numa daquelas máquinas modernas…hummm…com nozes….bom mesmo!), ricos em vitamina B3, crómio e outros que tais, ajudam no processo metabólico que transforma os alimentos em energia física. As algas secas – também gosto – são uma excelente fonte de magnésio, um mineral importantíssimo para o nosso organismo que, em quantidade suficiente, nos dá energia.


O chocolate, aiiiiii o chocolate! Todos sabem que traz felicidade! Deve-se portanto à presença de teobromina e de triptofano. Este último estimula a produção da famosa serotina, um neurotransmissor que induz sensações de prazer.

E prontos, tenho dito (há culpa de todos em geral e não há culpa de ninguém em particular: não tem nada a ver, mas apeteceu-me escrever. Olha, até rima!)!

Sem comentários: